Em janeiro de 2021 os sistemas não permitirão emitir documentos elegíveis sem que estes incluam o QR Code no seu layout. A implementação desta medida visa simplificar a comunicação ao fisco, facilitando a dedução de despesas no IRS. Através do QR code, passará a poder introduzir as despesas no e-fatura, mesmo que se tenha esquecido do NIF.
A introdução do QR code nas faturas é um importante passo rumo ao fim das faturas em papel, impulsionando o registo automático na plataforma online e um maior controlo das operações realizadas pelos sujeitos passivos, tendo em vista o combate à fraude e evasão fiscal.
Neste contexto, a tecnologia assume um papel fundamental, proporcionando às organizações uma resposta cabal, atempada e eficiente às novas diretrizes fiscais, sendo este desafio um salto para a desmaterialização e desburocratização de processos na área fiscal.
A PRIMAVERA já atualizou os seus produtos com objetivo de adicionar esta informação aos documentos elegíveis, assim como disponibilizar layouts de impressão atualizados com as novas disposições legais. Esta alteração inclui também os talões emitidos pelo POS do ERP e pelo Pssst! e Tlim.
A CreateInfor já iniciou as atualizações e, como é habitual, estamos a efetuar de forma automática, ou a agendar, este procedimento para os clientes de avença/SaaS.
Os restantes clientes deverão entrar em contacto connosco para agendar a atualização no seu software. Para o fazer, preencha o formulário de suporte disponível no nosso site.
Será posteriormente contactado/a pelo técnico/a de Software Primavera que agendará a atualização consigo.