É uma situação para a qual a Microsoft ainda não avançou qualquer explicação: nas últimas semanas, muitos dos emails que caem nas caixas de mail do Outlook.com, Outlook.pt e Hotmail.com estão a ser erradamente marcadas como SPAM, caindo automaticamente na pasta “E-mail de Lixo” ou “Junk Folder”.
Na origem deste problema está uma intervenção da Microsoft nos filtros anti-spam do seu sistema gratuito de mail, realizada nas últimas semanas, que afeta milhões de mensagens eletrónicas que até agora eram recebidas sem qualquer problema. Mesmo as mensagens enviadas pelos servidores da CreateInfor – que têm a melhor reputação possível na Internet – estão a ser marcadas como SPAM quando entram numa caixa do Outlook ou Hotmail.
Se envia mensagens para destinatários que usam e-mail do Outlook ou Hotmail, aconselhe-os a adicionarem o seu endereço aos remetentes seguros do Outlook/Hotmail. Basta clicar nos três pontos no topo direito do ecrã do e-mail, escolhendo a opção “Adicionar aos Remetentes Seguros”.
Existem, no entanto, queixas de vários utilizadores do Outlook.com/Hotmail.com de que até as mensagens de remetentes seguros estão a cair na caixa na pasta “E-mail de Lixo” ou “Junk Folder”. Por isso, alerte os destinatários dos seus emails para a necessidade de prestar atenção acrescida a estas pastas.