As vantagens da Internet são inegáveis. Com o mundo à distância de um clique, a Internet ajuda-nos nos momentos de lazer, no trabalho, simplifica processos, aproxima pessoas. Por outro lado, expõe-nos a perigos para os quais nem sempre estamos alerta e com os quais não sabemos lidar.
Lançado na Europa em 2004, o Dia da Internet Mais Segura é atualmente assinalado em cerca de 130 países dos cinco continentes. O objetivo é sensibilizar miúdos e graúdos para os perigos da Internet, dos vírus ao cyberbullying, passando pelo phishing ou roubo de identidade.
Neste dia o enfoque é também dado às boas práticas que devem ser seguidas para garantir toda a segurança num mundo cada vez mais digital. Siga as nossas dicas e fique protegido:
- Tenha o seu sistema operativo atualizado. São regularmente lançadas atualizações que o protegem das ameaças mais recentes, pelo que ter a atualização automática ativada é uma boa opção.
- Instale e atualize frequentemente um antivírus/firewall. Este é um escudo de proteção fundamental para qualquer computador ou dispositivo com acesso à Internet.
- Cuidado com os downloads, nomeadamente em sites pouco confiáveis. Desconfie de softwares gratuitos, de anexos suspeitos enviados por remetentes que não conhece, de links em sites que lhe pareçam duvidosos e que não tenham certificado de segurança (prefira endereços “https”).
- Escolha passwords fortes. Uma palavra-passe que não seja facilmente decifrável é a melhor forma de evitar que acedem indevidamente às suas contas. Senhas grandes, com caracteres (como algarismos ou símbolos), com maiúsculas e minúsculas e que não contenha parte do seu nome de login são as ideais.
- Termine sempre a sua sessão. Clique em “logout”, “sair” ou o equivalente sempre que quiser sair do seu email, homebanking, redes sociais, lojas on-line e de todos os sites que exijam nome de utilizador e password. Fechar a janela não é o suficiente para terminar a sessão e basta reabrir a página para aceder às suas informações. Esta é uma medida com especial importância quando se utilizam computadores ou dispositivos aos quais acedem várias pessoas.
- Não envie informação confidencial por email ou por mensagens instantâneas. Caso tenha mesmo de o fazer, prefira sistemas encriptados.
- Ative o filtro de Spam no seu email. Embora este não seja infalível, o filtro de Spam reduz significativamente os emails indesejados e de origem suspeita. Deve desconfiar sempre de ofertas, prémios, mensagens sobre vírus, com links ou anexos suspeitos.
- Tenha especial atenção ao que faz quando usa uma rede wi-fi aberta.