Temos tido conhecimento que algumas equipas da Ordem dos Contabilistas Certificados têm vindo a visitar várias empresas transmitindo informações sobre o SVAT que não são verdadeiras.
É muito importante que os nossos clientes saibam que:
- O SVAT não é obrigatório! Esta iniciativa surge quando a AT decidiu suportar uma parte do preenchimento da IES com base no SAF-T (PT) da Contabilidade e constatou existir uma percentagem relevante de ficheiros com erros, uns de estrutura e outros de conteúdo, disponibilizando-se então para apoiar a indústria a validá-los.
- Temos como data prevista de disponibilização do SVAT o último trimestre de 2019. Apesar de não ser obrigatório, trata-se de um conforto adicional que queremos dar os nossos clientes. Mas esse conforto tem um preço, desde logo ao nível de uma menor flexibilidade da operação. Temos tido várias interações com a AT, procurando as soluções que garantam um equilíbrio entre consistência e flexibilidade. Estamos já numa fase bastante avançada e contamos ter o processo concluído no decurso do último trimestre deste ano.
Para esclarecer toda a comunidade, a PRIMAVERA colocou um post no seu blog que explica, detalhadamente, o que é afinal o SVAT, porque surgiu e que garantias lhe estão associadas.