É a notícia que vai alegrar a semana de muitos pais, sobretudo aqueles cujas crianças são fãs de vídeos no YouTube e que se preocupam os conteúdos a que os miúdos podem aceder entre os milhões de vídeos disponíveis na plataforma. Já chegou a Portugal a aplicação YouTube Kids!
Com conteúdos direcionados sobretudo para crianças entre os dois e os 12 anos, o YouTube Kids tem várias e significativas diferenças em relação ao YouTube que todos conhecemos. Funcionalidades que prometem agradar aos miúdos e tranquilizar os graúdos.
Os mais novos contam com uma interface mais simples e intuitiva, com imagens e ícones maiores. Para tornar a navegação ainda mais fácil todos os conteúdos se dividem em quatro categorias: Programas, Música, Aprender e Explorar. A pesquisa de voz é outra grande mais-valia do YouTube Kids.
Já os pais passam agora a dispor de total controlo da utilização da plataforma. Entre as funcionalidades de controlo parental disponíveis, o destaque vai para a possibilidade de criar um perfil de utilizador diferente para cada filho (até um máximo de oito), definir filtros de pesquisa diferentes consoante cada perfil, podendo mesmo ser desativada a barra de pesquisa, ou limitar o tempo que as crianças podem passar em frente ao ecrã.
Apesar de a aplicação conter anúncios publicitários, estes serão muito limitados comparativamente ao YouTube tradicional. De acordo com a Google, no YouTube Kids os anúncios apenas passam no início dos vídeos, há um intervalo mínimo de 15 minutos entre cada anúncio e os anúncios não podem redirecionar as crianças para qualquer website.
Disponível gratuitamente para download no Google Play e App Store, o YouTube Kids pode ser usado não só em dispositivos móveis Android e iOS, mas também na TV, através do Google Chromecast, Apple TV, Smart TV ou Android TV. Portugal junta-se assim aos mais de 40 países onde, ao longo de três anos, a aplicação YouTube Kids conta com mais de 70 mil milhões de visualizações e 14 milhões de utilizadores ativos.