Entrou em vigor no início do mês de julho a versão 1.04 do ficheiro SAF-T, o ficheiro utilizado para comunicar a faturação das empresas à Autoridade Tributária (AT).
De acordo com a Portaria n.º 302/2016, de 2 de dezembro o SAF-T passa agora a incluir novos Documentos de Conferência de Mercadorias ou Prestação de Serviços, nomeadamente guias de consignação, fichas de serviço, notas de encomenda, orçamentos e faturas proforma. E uma vez que estes documentos passam a ser comunicados à AT, deixam de poder ser editados ou eliminados após a sua finalização.
No novo SAF-T foram ainda incluídas taxonomias – cada conta do plano de contas é representada por um código de taxonomia que obedece ao referencial contabilístico da empresa. Esta alteração visa a simplificação do envio da IES, que reporta o exercício contabilístico anual das empresas, permitindo o preenchimento automático dos anexos A e I.
A Primavera disponibilizou, logo no início do ano, as versões do software que suportam a nova estrutura do ficheiro SAFT-T.